História do EPCiS - III ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO (III EPCiS)

Ir para o conteúdo

Menu principal:

História do EPCiS

 
 
 
 
 

                                    
                                       A primeira edição do ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO (I EPCiS), foi realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2013, no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal, SP (Figura 1).



Figura 1. Cerimônia de abertura do I Encontro Paulista de Ciência do Solo. Da esquerda para direita: Dr. Otávio Antônio de Camargo (Conselho Fiscal do Núcleo Estadual São Paulo da SBCS), Dr. Roberto Rodrigues (Ex-ministro da agricultura), Prof. Dr. Reinaldo Bertola Cantarutti (Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo), Prof. Dr. Marcilio Vieira Martins Filho (Vice-Diretor da FCAVJ), Prof. Dr. Roberval Daiton Vieira (Chefe de Gabinete da UNESP), Prof. Dr. José Marques Júnior (Diretor do Núcleo Estadual São Paulo da SBCS), Prof. Dr. Antonio Roque Dechen (Vice-Reitor Executivo de Administração da Universidade de São Paulo e atual diretor da FUNDAÇÃO AGRISUS), Prof. Dr. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni (1º Vice-Diretor do Núcleo Estadual São  Paulo da SBCS).


                                         O tema central do evento foi "MULTIDISCIPLINARIDADE E MÉTRICAS DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL".  Durante o I EPCiS, foram apresentadas palestras e conferências envolvendo desde aspectos panorâmicos da Ciência do Solo, com o uso de tecnologias no setor sucroenergético, ciclagem de carbono e nutrientes, contaminantes no solo, sustentabilidade e uso da terra, geovariabilidade, poluição ambiental, fontes alternativas de fertilizantes, conservação e recuperação de solos degradados. Os palestrantes do evento representavam quase que em sua totalidade as principais instituições de pesquisas relacionadas à Ciência do Solo, dentre estas: UNESP, ESALQ, IAC, CTC, CTBE, UNICAMP, UFSCAR e EMBRAPA.

                              Em sua primeira edição o evento reuniu 160 participantes, dentre eles estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais do setor agroindustrial. Conforme levantamento da comissão científica, dentre os participantes: 16,6% eram estudantes de graduação, 52,4% eram estudantes de pós-graduação e 30,9% eram profissionais e produtores.
Do total dos participantes do I EPCiS, 17,9% eram sócios da SBCS e 82,1% não eram sócios da SBCS.


                                          A segunda edição do ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO (II EPCiS) ocorreu juntamente com o I ENCONTRO BRASILEIRO DE PEDOMETRIA – PEDOMETRICS BRAZIL, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Campinas/SP nos dias 2, 3 e 4 de março de 2016, com o tema:  "INTERAÇÃO ENTRE GRUPOS DE PESQUISA NO ESTADO DE SÃO PAULO" (Figura 2). Os eventos debateram os desafios científicos e tecnológicos relacionados à Ciência do Solo paulista e brasileira no âmbito da pedometria e o alinhamento de propostas para criação de governança em solos, orientando assim, o planejamento sustentável de uso e ocupação do solo.

                                     Participaram do evento 34 instituições de ensino e pesquisa e 14 estados brasileiros representados. O evento reuniu 215 participantes, sendo 53% profissionais de diferentes áreas, 25% de pós-graduandos, 16% de graduandos e 6% na modalidade virtual. Entre os palestrantes estavam 38 especialistas em solos do Brasil, além de dois internacionais: Tom Vanwalleghem da Universidade de Córdoba, Espanha e Eloi Carvalho Ribeiro, do ISRIC - World Soil Information, Wageningen, Holanda.

                               Fizeram parte da programação da reunião: técnicas para divulgação e popularização do conhecimento facilitando sua conversão em inovação e aumento da visibilidade sobre o tema solo; planejamento estratégico de uso e ocupação do solo com ênfase na sustentabilidade, como manutenção do estoque de carbono e mudanças climáticas globais, erosão hídrica e eutrofização dos corpos de água; utilização de novos sensores para aquisição de informações sobre o solo baseados na radiação síncrotron e nanotecnologia; organização de rede de dados para montagem de Big Data sobre o solo e suas características, viabilizando o eScience, utilização das informações para tomada de decisão e definição de políticas públicas; política científica e financiamentos internacionais em ciência do solo.

A segunda edição do ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO


Figura 2. Parte da comissão organizadora e representante da SBCS. Da esquerda para direita: Dr. Otávio Antônio de Camargo (IAC), Prof. Dr. Tiago Osório Ferreira (ESALQ/USP), Prof. Dr. Reinaldo Bertola Cantarutti (UFV/SBCS), Dr. Estêvão Viccari Mellis (IAC), Prof. Dr. Rafael Otto (ESALQ/USP), Prof. Dr. José Marques Junior (UNESP), Prof. Dr. Zigomar Menezes de Souza (UNICAMP), Profa. Dra. Janaina Braga do Carmo (UFSCAR), Prof. Dr. Thiago Assis Rodrigues Nogueira (UNESP) e Dr. Diego Silva Siqueira (UNESP).


 
Promoção
Agência
Realização
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal